As orações de Yeshua

Yeshua (Jesus) muitas vezes ensinou sobre oração. Mais do que isso, Ele orava. Nas minhas contas, os evangelhos relatam 15 vezes que Yeshua orou. Essas orações estão relatadas de uma maneira melhor no livro de Lucas. As 15 vezes podem ser divididas em três grupos: 1) preparação pessoal, 2) treinamento de discípulos, e 3) antes e durante a crucificação.

Preparação Pessoal

  1. Lucas 3:21 – Depois do batismo, Yeshua ora e o Espírito Santo desce sobre Ele na forma de uma pomba. Ele ouve uma voz falando do amor de Deus.
  2. Lucas 4:1 – Yeshua é guiado ao deserto, onde Ele jejua e ora por 40 dias, sendo tentado pelo diabo.
  3. Lucas 4:42; Marcos 1:35 – Cedo de manhã, antes do amanhecer, o hábito de Yeshua era de acordar e orar enquanto os outros dormiam.
  4. Lucas 5:17 – Yeshua ora para receber unção para ensinar a palavra de Deus, perdoar os pecados e curar os enfermos.
  5. Lucas 9:32; Mateus 17:21 – Yeshua cura e expulse um demônio de um epilético, dizendo, “Este casta não se expele senão por oração e jejum.”

A disciplina diária de Yeshua de orar para receber a direção e revelação na Sua própria vida do Espírito Santo deve nos encorajar a desenvolver um hábito pessoal de oração nas nossas vidas também.

Treinamento de Discípulos

  1. Lucas 6:12 – Yeshua ora a noite inteira para ter discernimento para chamar e apontar seus discípulos aos seus serviços.
  2. Lucas 9:18; Mateus 16:13 – Yeshua ora para que Seus discípulos tenham revelação de quem Ele é e para que eles possam ouvir de Deus por eles mesmos.
  3. Lucas 9:28 – Yeshua ora e é transformado, revelando aos Seus discípulos a fonte de poder e glória.
  4. Lucas 10:2 – Yeshua ora para o envio de trabalhadores para a ceara.
  5. Lucas 11:1; Mateus 6:10 – Yeshua ora e mostra Seus discípulos como orar para a vinda do reino de Deus e para que Sua vontade seja feita na terra como no céu.

Eu sou particularmente interessado nestas orações de Yeshua por Seus discípulos. Através de Suas orações Yeshua os trouxe a Ele. Ele discerniu qual o chamado deles era. Ele orou para que eles tivessem conhecimento revelado. (Eu creio que o apóstolo Paulo [Saulo] estava pensando na oração de Yeshua em Lucas 9 e Mateus 16 quando ele escreveu a oração de Efésios 1 para que tenhamos conhecimento revelado de quem Yeshua é [versículo 17] e quem nós somos Nele [versículo 18].)

Durante os três ou quatro anos que Yeshua esteve com Seus discípulos, Ele formou o caráter deles através de muita oração. Ele orou por eles e com eles. Yeshua ainda ora por nós hoje para que sejamos formados em Sua imagem e recebamos o Espírito Santo (Atos 2:33; Romanos 8:34; Gálatas 4:19; Hebreus 7:25).

Antes e Durante a Crucificação

  1. Lucas 22:40; Mateus 26:38 – No Getsêmani, Yeshua ora debaixo de grande stress para que a vontade de Deus seja feita, e não a Dele.
  2. João 17:1 – Yeshua ora como Sumo Sacerdote para que Seus discípulos e a futura Igreja internacional seja um com Deus, unida, glorificada, cheia de santidade e para que evangelize o mundo.
  3. Mateus 27:46 – Yeshua clama a Deus, citando Salmos 22, “Deus meu, por que Me desamparastes.”
  4. Lucas 23:34 – Yeshua ora pelo perdão de todos, “Pai, perdoe-os, pois eles não sabem o que fazem.”
  5. Lucas 23:46 – Yeshua se dedica totalmente com uma última oração “Pai, nas Tuas mãos entrego Meu espítiro.”

A crucificação é o ato final de intercessão a nosso favor, e Seu ato final de obediência ao Pai. Yeshua dedicou Sua vida ao amor sacrificial e obediência.  A cruz serve como modelo perfeito para nós andarmos em oração intercessora também.

Asher Intrater

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading...