6 maneiras de identificar ¨Apóstolos Tóxicos¨

Um recente estudo da Pew Research mostrou que 1 em cada 5 latino-americanos agora se identifica como um cristão evangélico – e uma maioria destes são pentecostais.

Mas esse crescimento não acontece sem problemas. Embora existam certamente muitos movimentos cristãos saudáveis ​​na região, outras igrejas tem sofrido por falta de uma liderança experiente e treinada. E líderes sem, experiência, não treinados, não testados muitas vezes resultam em abusos de autoridade espiritual, falsas doutrinas e claro… corrupção financeira.

Fiquei bastante preocupado  com líderes que se declaram “apóstolos” . Eu acredito que a verdadeira liderança apostólica é necessária hoje, mas um pequeno exército de impostores está ameaçando danificar a obra de Deus. É hora de prestar atenção ao apóstolo Paulo, que advertiu sobre “falsos apóstolos” e “trabalhadores enganosos” Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. (2 Cor 11:13)

Discernir a diferença entre um verdadeiro e um falso apóstolo não é complicado. Uma vez que a Escritura nos diz claramente que Paulo é o nosso modelo apostólico (1 Coríntios 4:16), podemos usar sua vida que foi totalmente ofertada ao Senhor como nosso padrão.

Aqui estão seis sinais de que um homem ou uma mulher que se auto afirma como liderança apostólica pode ser uma influência perigosa na igreja que chamo de ¨Apostolo Tóxico¨

1. Um “apóstolo” tóxico requer o título.

Um pregador popular no Brasil geralmente envia uma carta aos seus anfitriões antes de qualquer compromisso de pregação e especifica que seu nome deve ser precedido pelo título de “apóstolo”.

Compare essa atitude arrogante com a humildade de Paulo, que se refere a si mesmo como o maior dos pecadores (ver 1 Tim. 1:15).

Se um homem exige das pessoas um status de elite através de um titulo (religioso ou não), você pode ter certeza que ele tem uma falha de caráter sério.

2. Um “apóstolo” tóxico carrega uma aura de auto-importância.

Em algumas igrejas que eu visitei , o “homem de Deus” espera até depois da adoração para entrar no auditório – e então ele é seguido por uma comitiva.

Alguém carrega sua Bíblia, outro carrega seu lenço, alguém carrega sua garrafa de água e outro traz seu iPad. Este espetáculo é projetado para impressionar as pessoas – mas é tudo apenas um teatro religioso.

Isto é uma ofensa a Deus. Você pode ter certeza de que um homem com tanto orgulho logo cairá.

3. Um “apóstolo” tóxico é inacessível.

Um pastor que eu conheço em um país latino-americano pertence a uma rede de igrejas governadas por poderosos pregadores. Mas quando eu perguntei a meu amigo se ele recebe conselhos ou orientação do líder, a resposta foi não.

O “apóstolo” não oferece conselhos, treinamento ou interação pessoal de qualquer tipo com os líderes de seu grupo. Ele simplesmente sobe em seu púlpito (palco) para pregar e depois desaparece.

O estilo do apóstolo Paulo era totalmente o oposto.

Ao invés de ser distante e impessoal, Paulo passou tempo com aqueles que estava discipulando. Ele disse: Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós. (1 Ts 2,8).

Se um “apóstolo” não pode chegar ao mesmo nível com as pessoas e interagir com elas, ele está na profissão errada.

4. Um “apóstolo” tóxico domina e controla as pessoas.

O apóstolo Paulo disse a Timóteo que os líderes da igreja devem ser gentis e “não violentos” (1 Timóteo 3: 3). No entanto, conheci apóstolos que usaram seu temperamento violento para manipular e intimidar seus seguidores.

Um homem que está cheio de raiva é ininterrupto e não se rendeu ao Senhor; Deus nunca confiou um ministério apostólico a alguém com essa falha fatal. O Senhor primeiro drenará sua ira e a substituirá pela doçura de Jesus antes de deixá-lo pastorear o povo de Deus.

5. Um “apóstolo” tóxico se recusa a trabalhar com igrejas fora de sua rede.

Os falsos apóstolos são inseguros por causa de sua falta de treinamento e experiência, então eles se sentem ameaçados pelos sucessos de outros líderes.

Eles desenvolvem uma atmosfera de elitismo – e fingem que suas doutrinas e estilos de pregação são superiores aos de todos os outros.

Falso apóstolos também exigem lealdade rigorosa às suas igrejas e podem até mesmo amaldiçoar os membros que saem. Verdadeiros apóstolos não são controladores ou elitistas; Eles trabalham para expandir o reino de Deus, não apenas sua própria igreja ou denominação.

6. Um “apóstolo” tóxico exige pagamento financeiro.

Perguntei a um amigo na América Latina se seu “apóstolo” lhe oferecia aconselhamento matrimonial, encorajamento ou treinamento ministerial. Ele respondeu: “Não, as únicas discussões que temos são sobre o dízimo que lhe devo”.

Como é trágico que os pastores que trabalham duro estão sendo roubados por lobos com roupas de ovelha.

Enquanto lutamos pela verdadeira liderança apostólica na igreja de hoje, vamos evitar as armadilhas da imaturidade.

Precisamos de caráter, humildade e integridade, bem como poderosa unção.

Não sigam os falsos apóstolos, pastores, mestres, profetas ou evangelistas… Que possamos ter discernimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading...